Atividades serão realizadas nos dias 15, 19 e 20 de novembro.
Diversas atividades em celebração ao Novembro Negro, com atividades que destacam a importância da resistência e da valorização da cultura afro-brasileira serão realizadas em Serrinha.
A programação, organizada pelo Movimento Negro Afro Jamaika, reúne oficinas, apresentações musicais, desfiles e atividades culturais, oferecendo um espaço para o fortalecimento da identidade e da ancestralidade afrodescendente.
Confira a Programação de eventos do Novembro Negro
15 de novembro: O evento começa com a Oficina de Dança Afro, às 8h30, no Espaço do CEU. Essa atividade busca promover a conexão com as raízes afro-brasileiras por meio da dança, explorando expressões corporais típicas da cultura afro.
19 de novembro: A partir das 18h, ocorre o Festival da Canção Negra - Corpos e Vozes de Resistência, um momento especial para exaltar a musicalidade afro-brasileira, que representa resistência e voz para a comunidade.
Ainda no dia 19, a partir das 8h30 até as 21h, diversas atividades culturais serão realizadas, incluindo oficinas de tranças, turbantes, pinturas corporais, exposições artísticas, gastronomia afro e espaço para negócios e empreendimentos afro-brasileiros. Haverá também apresentações de Samba de Roda e grupos percussivos, que valorizam as tradições e os ritmos afro-brasileiros.
Desfile da Beleza Negra: Às 19h do mesmo dia, na AABB de Serrinha, acontecerá o Desfile da Beleza Negra com o tema "As mais belas chamas", um evento que celebra a beleza e a diversidade afrodescendente, elevando o orgulho e a autoestima dos participantes.
20 de novembro: Para encerrar as comemorações, o Arrastão Afro Cultural inicia às 14h, com concentração na praça Morena Bela. Este cortejo cultural é um convite para que todos se juntem em um ato de união e força, reafirmando o compromisso com a resistência e a valorização da cultura afro-brasileira.
Movimento Novembro Negro
Todas essas atividades fazem parte do movimento Novembro Negro, que visa fomentar a conscientização sobre a importância da igualdade racial e combater o racismo estrutural, promovendo um espaço de celebração e reflexão sobre a história e a cultura afro-brasileira.
Comments