Ações emergenciais foram apresentadas no intuito de ajudar a reduzir o número de acidentes no trecho.
Foto: Thiego Souza/Info Serrinha e Região
Representantes do DNIT, PRF, vereadores e sociedade civil se reuniram na manhã desta segunda-feira, 15, na Câmara de Vereadores de Serrinha para discutir sobre a retomada das obras da duplicação da BR-116 no trecho entre Teofilândia e Santa Bárbara.
Inicialmente, o grupo havia decidido realizar uma manifestação pacífica no entroncamento de Lamarão nesta segunda-feira, porém após conseguirem o encontro com a PRF e o DNIT, definiram pela reunião e debate. "Tem que ter várias cobranças para chegar até o órgão competente. Temos 12 pessoas na comissão, iríamos fazer uma manifestação e conseguimos essa audiência com a PRF e o DNIT. De prioridade pedimos a construção de quebra-molas ou redutores de velocidade", disse Filhinho Produções, um dos integrantes da comissão, ao Info Serrinha e Região.
No debate, os manifestantes apresentaram algumas sugestões como paliativo enquanto as obras não são retomadas, entre elas as construções de redutores de velocidade na rodovia no trecho entre o Entroncamento de Lamarão e um posto localizado antes da entrada de Serrinha, e melhorias na sinalização. "Uma das principais demandas é a retomada das obras de duplicação, mas enquanto isso não acontece a gente pede a construção de redutores de velocidade como medida da emergência, a retirada do guard-rail e o aterramento da pista porque está sem acostamento. Queremos que o DNIT assuma a responsabilidade por essa rodovia até a conclusão da duplicação". disse Cecília Freitas.
O superintendente do DNIT, Roberto Alcantara, afirmou que os investimentos na melhoria da BR-116 Norte já foram iniciados, e que alguns trechos estão com as obras adiantadas. "Já iniciamos a construção de uma nova BR-116, ela já teve início. São mais 400km de BR-116 Norte. Ela tem início na divisa Bahia-Pernambuco. O lote 1 de cerca de 113km se inicia em Ibó e vai até Formosa, o lote 2 vai de Formosa até Euclides da Cunha, pouco mais de 200km. Esses 200km o investimento é de quase R$ 600 milhões, e as obras estão acontecendo. O lote 3 é de Euclides até Tucano, e o lote 4 de Tucano até Teofilândia. Esses dois anos lotes as obras iniciaram, mas os investimentos foram paralisados, e agora e agora estamos atualizando os orçamentos para as travessias urbanas".
Sobre o trecho crítico entre Serrinha e Santa Bárbara, o superintendente afirmou que a duplicação está próxima de ser retomada. O lote 5 é de Teofilândia até Santa Bárbara. Nós monitoramos mensalmente cada via, e esse trecho realmente está ruim. Em 60 dias será assinada a ordem de serviço para a retomada das obras com a próxima empresa, em 90 dias as obras devem estar acontecendo. Se a empresa assinar, por exemplo, o contrato hoje, ela precisa de um tempo para se mobilizar, contratar pessoas, maquinários, então esse prazo de 90 dias será para de fato da retomada das obras".
Ainda no debate, foram propostas medidas emergenciais para a redução de acidentes no trecho entre o Entroncamento de Lamarão e o posto que fica na entrada de Serrinha como a presença de viatura da PRF no trecho próximo a cervejaria na BR-116.
Uma licitação deve ser lançada nos próximos dias para o serviço de manutenção da rodovia.
O DNIT, juntamente com representantes da comissão, devem ir até o ponto crítico do trecho onde serão feitos estudos de viabilidade para se definir o que pode ser feito de maneira emergencial no local para ajudar a reduzir os acidentes.
Comentários