top of page
BNI_728x90px_REGIONAIS 07_14.jpg
Info Serrinha e Região

Presidente do Senado defende urnas eletrônicas e critica auditoria privada sugerida por Bolsonaro

Sistema eleitoral brasileiro voltou a ser alvo do presidente Bolsonaro e de seus apoiadores.


O senador e presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, concedeu entrevista coletiva e comentou sobre o processo eleitoral que será realizado em outubro. Um dos temas abordados foi quanto às urnas eletrônicas, que voltaram a ser criticadas pelo presidente Jair Bolsonaro e por apoiadores do chefe do Executivo Nacional, que inclusive falou em contratar uma empresa privada para auditar as eleições de 2022 caso não seja reeleito, levando dúvidas quanto a segurança do sistema brasileiro, o mesmo que o elegeu em 2018.


O presidente do Senado afirmou que a responsabilidade pela contagem dos votos é da Justiça Eleitoral. "Não cabe a entidade privada, ou outra instituição, a contagem ou recontagem de votos, porque isso é papel da Justiça Eleitoral. Quanto mais transparência melhor, mas cabe à Justiça Eleitoral a apuração. Esse é o sistema constitucional, esse é o estado de Direito, e nós precisamos ter confiança nas instituições".


O senador disse também que o sistema eletrônico brasileiro é seguro, confiável, e que as eleições vão correr normalmente. "Não há motivo razoável ou justa causa para se questionar a lisura do processo eleitoral. Até há pouco tempo, isso era motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Eu tenho plena confiança nas urnas eletrônicas e que nossas eleições vão correr dentro da legalidade".


Comments


Design sem nome.gif
bottom of page