Segundo prefeito, os poços na cidade não sofreram redução no nível de água.
Em resposta a um comunicado emitido pela Embasa, que alerta sobre a redução drástica dos níveis de água nos poços que abastecem vários municípios da região, incluindo Biritinga, o prefeito Gil de Gode criticou, em entrevista ao radialista Aloísio Bahia, do programa Jornal da Região, da Rádio Continental AM, o posicionamento da empresa.
Segundo a Embasa, o abastecimento de água nos municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Biritinga, Barrocas, Teofilândia, Lamarão e Retirolândia é realizado por 19 poços situados na borda do aquífero Tucano, localizado em Biritinga. No comunicado, a empresa afirma que a quantidade de água nesses poços diminuiu drasticamente nos últimos dias, comprometendo o fornecimento para a população.
No entanto, Gil de Gode argumenta que essa redução é questionável. “Essa é uma questão polêmica, e é estranho porque o aquífero que atende a nossa região é o mesmo que atende aos municípios de Santaluz, e outros. Alguns são atendidos pela captação aqui de Biritinga, outros são atendidos pela captação lá de Tucano, que abastece outras localidades", afirmou. Ele ressaltou que, enquanto a Embasa sugere medidas de economia de água, ele considera que a justificativa apresentada pela empresa "não está sendo condizente com a verdade".
Ainda segundo o prefeito, a nota enviada pela Embasa soa de maneira estranha pois os níveis da água, de acordo o gestor municipal, não reduziram. "Estranhamente a Embasa solta uma nota, a gente entende que a economia de água é fundamental, principalmente nesse período de escassez, mas acho que a política que foi aplicada não está sendo condizente com a verdade porque os poços do município de Biritinga nenhum baixou seu nível, e estranhamente só os da Embasa que baixaram".
O prefeito também pontuou que nenhum dos poços de Biritinga sofreu redução nos níveis de água. “A gente é atendido apenas com 20% da água da Embasa, e o restante da nossa cidade é atendida pelos sistemas de água do município. Agora aparece essa história”, criticou.
Comments