Para fazer o resgate, os donos dos aparelhos precisam apresentar as notas fiscais.
Nesta segunda-feira, 20, a Polícia Civil da Bahia deu seguimento à Operação Mobile, com a devolução de 244 celulares recuperados em ações de polícia judiciária. A operação tem como objetivo combater o comércio ilegal de celulares e identificar receptadores, além de restituir os aparelhos furtados ou roubados aos proprietários.
Os donos dos dispositivos foram intimados eletronicamente e devem apresentar documentação e nota fiscal para retirar os celulares.
A Delegada-Geral da Polícia Civil, Dra. Heloísa Brito, destacou a importância do boletim de ocorrência com o registro do número IMEI para aumentar as chances de recuperação dos aparelhos.
"O registro é o primeiro passo para que possamos agir. Quando o número do IMEI é registrado no boletim, as chances de localizar e recuperar o celular aumentam. É uma ferramenta essencial para que as vítimas recebam seus bens de volta e para que possamos prevenir essa prática criminosa.”
A operação também visa alertar a população sobre os riscos de adquirir celulares sem nota fiscal, prática que configura crime de receptação.