top of page
BNI_728x90px_REGIONAIS 07_14.jpg
Info Serrinha e Região

Eleitos, Lula e Geraldo Alckmin são diplomados e estão aptos a tomarem posse em janeiro

A Diplomação é o último ato oficial antes da posse. Os eleitos assumem a partir de 01 de janeiro de 2023.


Democraticamente eleitos através do voto popular, o futuro presidente da República, Lula, e o vice-presidente Geraldo Alckmin, foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com isso estão aptos a tomarem posse a partir de 1º de janeiro de 2023.


A Diplomação, que é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo, ocorre após o TSE finalizar todo processo pós-eleitoral como apuração dos votos, e após o encerramento dos prazos para questionamentos.


Emocionado, Lula agradeceu ao povo brasileiro que lhe deu a oportunidade de governar o país pela terceira vez. "Este não é um diploma do Lula presidente. É um diploma de uma parcela significativa do povo que ganhou o direito de viver em democracia. Vocês ganharam esse diploma".



O presidente eleito afirma que seguirá seus ideais políticos e de vida, e não medirá esforços para melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros. "Reafirmo hoje que farei todos os esforços para, juntamente com meu querido companheiro Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas durante toda a minha vida: fazer do Brasil um país mais desenvolvido e mais justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida para todos os brasileiros, sobretudo as pessoas mais necessitadas".


Lula lamentou que durante as eleições diversos atos foram feitos para tentar impedir as pessoas de irem votar, a exemplo das blitz feitas pela PRF consideradas ilegais pelo TSE, e também chantagens e ameaças para aqueles que se propuseram a não votar no candidato apoiado pelo patrão. "Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas, cuja confiabilidade é reconhecida há muito tempo por todo o mundo. Ameaçaram as instituições, criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar a seus locais de votação, tentaram comprar o voto dos eleitores com falsas promessas de dinheiro farto desviado do orçamento público".


A Diplomação é o último ato oficial antes da posse. Os eleitos assumem a partir de 01 de janeiro de 2023.


As diplomações acontecem desde 1951, mas foram suspensas durante o regime militar, de 1964 a 1985, sendo retoada em 1989 com a redemocratização e a eleição de Fernando Collor de Mello.


Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters


Comments


Design sem nome.gif
bottom of page