top of page
BNI_728x90px_REGIONAIS 07_14.jpg
Info Serrinha e Região

Golpes por WhatsApp seguem acontecendo e prejudicam usuários do aplicativo

Sempre desconfie se alguém com foto de contato próximo entrar em contato com número desconhecido pedindo dinheiro.


Infelizmente tentativas de golpes seguem sendo feitas por criminosos através do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. Os estelionatários adquirem números de telefones, abrem contas em bancos digitais usando CPF´s falsos e usam fotos de pessoas aleatórias, entrando em contato com conhecidos com histórias inventadas em busca de receber dinheiro, uma vez na maioria das vezes o App é clonado.


Em Serrinha uma pessoa foi vítima do golpe na última quarta-feira, 17, mas ao ser informada por um conhecido da tentativa avisou a todos os contatos, que não caíram na tentativa de furto financeiro.



O golpe é conhecido, porém várias pessoas ainda acreditam, caem e são furtadas. Uma pessoa usando a foto de alguém conhecido entra em contato pedindo dinheiro e alegando que o App do banco está com problema, informando que fará a devolução após a normalização.


Segundo levantamento de uma empresa de segurança digital feito em 2020, somente em um mês cerca de 453 mil pessoas tiveram o WhatsApp clonado ou conta falsificada.


Caí em um golpe e transferi dinheiro para o criminoso. E agora?


Caso a transferência de recursos tenha se concretizado, é importante fazer o boletim de ocorrência o quanto antes e comunicar imediatamente a instituição financeira, tanto a de origem quanto a de destino, se diferentes.


Os dados da conta bancária e o número do telefone de origem do golpe contribuem para as investigações que podem ser iniciadas a partir da denúncia formal.


Aplicar golpes virtuais pode resultar em prisão?


De acordo com a Lei 14.155/21, a prática de fraudes, estelionatos, invasão de dispositivos com o intuito de furtar, apagar ou alterar dados nos meios digitais, incluindo os golpes via WhatsApp, pode resultar em uma condenação de quatro a oito anos de prisão.


Comments


Design sem nome.gif
bottom of page