top of page
BNI_728x90px_REGIONAIS 07_14.jpg
  • Thiego Souza

FELIS: escritor Marcos Cajé apresenta história que fortalece a cultura negra e combate ao racismo

Livro "Themba, o Menino Rei" foi apresentado ao público presente no Espaço Felisinha.


Crianças e adultos acompanharam na manhã deste sábado, 22, no Espaço Felisinha Lydia Hortélio, uma contação de história com Marcos Cajé, que é escritor, pedagogo, e Mestre em História da África da Diaspora e dos Povos Indígenas pela UFRB, onde foi apresentada a história de Themba, o Menino Rei.


Em entrevista ao Info Serrinha, o escritor Marcos Cajé fez um breve resumo da história de Themba e o que ela tem a nos ensinar. "Themba é um erê, é danado esse Themba. É a história de uma criança nos ensina a amar a África, amar o continente africano. O livro Themba, o Menino Rei mostra que somos descendentes de realeza africana, que somos belos e bonitos, que temos a nossa ancestralidade pulsante. Essa ancestralidade está na criança, em nosso ser. Então Themba é um livro que ensina um pouco do que é essa África, e a África são várias, e o continente africano tem esse poder. Themba encanta adultos e crianças".



Segundo o escritor sua literatura é muito voltada para despertar nas crianças o respeito, principalmente no quesito racial. "Literatura infanto-juvenil é uma literatura maior. Todo escritor que vai trabalhar neste universo tem que se preocupar que as crianças são inteligentes, são críticas, então quando eu trago os meus livros trago mesmo pensando nas questões étnicas-racial porque quando a criança lê um livro como Themba e outros que tenho ela vai se sentir fortalecida e alimentada da cultura negra para que ela seja um alicerce contra o racismo, e quando ela cresce tendo encontro com essa literatura, não só minha, mas de diversos outros escritores, ela pode dizer que pode ser o que ela quiser".


Marcos Cajé esteve ao lado da também escritora Sirley Barreto, que é psicopedagoga.



Comments


Design sem nome.gif
bottom of page