Futuro secretário municipal comentou sobre os desafios que terá ao assumir pasta recém criada.
Foto: Arquivo pessoal
Na última terça-feira, 24, o prefeito eleito de Serrinha, Cyro Novais, anunciou todos os secretários que iniciarão as atividades em janeiro de 2025. Dentro os nomes anunciados aparecem algumas surpresas, entre eles João Santana, que será o responsável pela pasta Cultura e Juventude, que é um desmembramento da antiga Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer.
João Santana é Capoeirista, professor e gestor público. É Especialista em Gestão Pública em Políticas Culturais (UFBA) e licenciado em Geografia (UNEB). Foi Conselheiro Municipal de Cultura de Serrinha e Coordenador do Projeto Escolas Culturais da Secult/Ba. Atualmente é Representante Territorial da Salvaguarda da Capoeira da Bahia.
Em entrevista exclusiva concedida ao Info Serrinha, o futuro responsável pela pasta, que irá estrear como Secretaria independente em 2025, comentou sobre o convite, e como sua experiência poderá ajudar no desenvolvimento da Cultura local.
"É um momento de agradecimento. Quero agradecer ao prefeito Cyro pelo convite para assumir a Secretaria de Cultura e Juventude do nosso município. É um desafio enorme, imenso mesmo, mas que vamos empenhar ao máximo. Acredito muito no potencial dessa gestão, que tem uma característica muito forte de renovação. Isso certamente será um ganho imenso para o município de Serrinha. Sou capoeirista, milito no campo da cultura por aproximadamente 20 anos. Faço parte de um coletivo político que nasce dessa luta, da luta por defesa de políticas culturais, mas que cada dia tem se tornado referência em diversas áreas da gestão pública".
João Santana aproveitou para agradecer pela confiança ao ser indicado por Sandro Magalhães, atual presidente do PT/Serrinha, e também destacou outros nomes importantes da política Serrinhense. "Trago comigo uma indicação muito importante, que é a indicação de um coletivo político liderado por Sandro Magalhães, que além de meu líder político, é um dos quadros de gestão pública no campo da cultura mais importante da Bahia. Com certeza vai me ajudar muito nesse desafio. Outras figuras como o vereador Lucas Maciel também têm papel fundamental nessa minha construção política, construção pessoal. Tem também a Chefe de gabinete do Secretário de Cultura do Estado, Jane Estrela, onde fico muito agradecido pelo apoio, todo suporte, e esse apoio certamente será desdobrado em ações aqui no nosso município. Então, tenha certeza que esse coletivo, do qual hoje, indicou o meu nome para a Secretaria de Cultura do município de Serrinha estará junto comigo na condução da Secretaria de Cultura".
O futuro secretário traçou os desafios que terá pela frente, principalmente pelo fato de ser uma pasta nova. "São muitos os desafios, desde o surgimento de uma nova secretaria e o desenrolar a partir disso, como vai ser a relação dela com as outras secretarias, com o governo do Estado, a relação com os movimentos, e aí para mim o fundamental é a relação com o Conselho Municipal de Cultura e com o Conselho Municipal de Juventude. Acho que se é base para um bom funcionamento de uma secretaria então a Secretaria de Cultura só vai funcionar bem se tiver como parceiro os conselhos de cultura e os conselhos e o conselho de juventude".
De acordo com Joao Santana, um dos objetivos é mostrar o tamanho da importância da valorização da cultura local. "São vários desafios que vamos enfrentar, entre eles é fazer com que a sociedade compreenda a grandeza, a importância da cultura para o desenvolvimento do nosso município, desenvolvimento a nível de comércio, a nível econômico, a nível de cultura local, de representatividade, então esse para mim será o principal desafio".
Diversos projetos estão previstos para serem colocados em prática a partir de 2025, entre eles a ampliação da Política Nacional de Cultura Aldir Blanc II.