Clima favorece a disseminação do mosquito transmissor.
Novo surto de dengue preocupa a cidade de Salvador. A capital baiana registrou 1.066 casos de dengue entre janeiro e março deste ano, o que representa um aumento de 773% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 122 casos foram registrados.
Nesse período, entre março e abril, o clima fica mais quente e úmido, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Além do fator climático, especialistas acreditam que as restrições da pandemia da Covid-19 influenciaram no aumento de pessoas doentes.
No estado, a situação também é preocupante: 9.925 casos foram notificados em apenas dois meses, representando um aumento de 55% em relação ao ano anterior. Ao menos 36 cidades estão em situação de epidemia.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e dizem respeito aos casos prováveis da doença. Isso significa que são pessoas que tiveram os sintomas compatíveis, mas não houve confirmação laboratorial.
Comments