Moradores de quatro povoados de Serrinha realizaram protesto em frente a sede da Embasa.
Após a manifestação de alguns moradores dos povoados Matinha, Laje, Campo Redondo e K'Te Espero, em Serrinha, a Embasa emitiu uma resposta ao Info Serrinha através de email.
Durante a manifestação, foi feito um pedido de posicionamento da empresa sobre a situação, que respondeu afirmando que o fornecimento de água na região está reduzido devido às constantes oscilações no fornecimento de energia.
Sobre os povoados relacionados aos moradores envolvidos no protesto, a Embasa informou que será feito um "ajuste operacional para retomada do abastecimento gradativamente ao longo do fim de semana".
Confira a nota enviada ao Info Serrinha:
"Em atenção à solicitação, informamos que o fornecimento de água ocorre com redução da oferta para os municípios de Serrinha, Conceição do Coité, Retirolândia, Teofilândia, Lamarão, Barrocas e Biritinga por causa das constantes oscilações do fornecimento de energia elétrica nas instalações da Embasa (poços e estações elevatórias), por parte da Neoenergia/Coelba.
Sem o fornecimento de energia elétrica em condições regulares, não é possível manter o funcionamento contínuo das bombas e equipamentos elétricos dos poços da captação e das estações de bombeamento de água. A Embasa vem mantendo diálogo constante com a concessionária de energia para que a situação seja regularizada o mais breve possível.
Além disto, o sistema de abastecimento Serrinha/Coité tem sido impactado pela estiagem e pela redução do nível de água nos poços nos últimos meses. Por causa das limitações do manancial, o fornecimento de água tem sido feito em regime alternado entre os bairros e localidades da zona rural, além do fornecimento de carro-pipa em diversas áreas.
Nas localidades de Laje, Matinha, Campo Redondo e Katispero, que foram objeto da manifestação de hoje (10), a Embasa realizará ajuste operacional para retomada do abastecimento gradativamente ao longo do fim de semana".